top of page
  • Foto do escritorAlberto Goncalves Neto

O que é um alimento pós-orgânico?

Kale: ótimo para sua saúde, não tão bom para o paladar. Às vezes me pergunto se as pessoas comem porque gostam do sabor ou porque é tão moderno.










Essa questão pode logo se tornar irrelevante, no entanto, graças a uma empresa chamada Bowery, que está usando inteligência artificial (IA) para alterar a cor, a textura e até mesmo o sabor das colheitas. Faturando-se como “The Modern Farming Company”, a startup de agricultura interna baseada em New Jersey, em breve, abrirá uma segunda instalação que, segundo ela, será a mais tecnologicamente sofisticada do mundo. Soa como uma afirmação descarada, até você olhar para o que Bowery realmente tem de cozinhar, er, agricultura, em sua próxima instalação. Os "cérebros" de Bowery são encontrados em seu sistema de propriedade chamado FarmOS. Usando sistemas de visão e aprendizado de máquina, o FarmOS monitora as plantações 24/7, coletando dados sobre o fluxo de água, os níveis de luz, a temperatura e a umidade. Os cultivadores Bowery podem usar os dados para fazer ajustes no ambiente, o que afetará a cor, a textura e o sabor. O sistema também alerta os produtores quando as plantas estão prontas para a colheita. Todos esses elementos e mais se acumulam no que o fundador da Bowery, Irving Fain, chamou recentemente de “produtos pós-orgânicos” - Bowery comanda todo o processo de criação de produtos, de sementes a lojas, e cultivos em um ambiente totalmente controlado que não tem confiar em produtos químicos, pesticidas ou intuição humana para garantir a qualidade das culturas. Claro, o nome é um pouco demais, mas o conceito se torna mais promissor a cada ano, graças a fatores como iluminação LED mais barata, melhor análise de dados e conceitos como agricultura vertical, que deve valer US $ 13 bilhões até 2024.


E embora nem todos usem o rótulo “pós-orgânico”, há muitos outros explorando as possibilidades de cultivo em ambientes internos totalmente controlados.

E embora nem todos usem o rótulo “pós-orgânico”, há muitos outros explorando as possibilidades de cultivo em ambientes internos totalmente controlados. Também em Nova Jersey, a AeroFarms tem uma instalação de 70.000 pés quadrados, onde cresce bok choi, rúcula, agrião e outros vegetais, incluindo couve. A empresa fechou uma rodada de financiamento da Série D de US $ 40 milhões no final de 2017, trazendo o Grupo IKEA e David Chang da Momofuku como apoiantes adicionais. Enquanto isso, as startups de agricultura interna são abundantes no Alasca, onde o cultivo de produtos de fora é praticamente impossível nas profundezas do inverno, e qualquer coisa enviada é quase sempre estragada na entrega. A Alaska Natural Organics opera uma fazenda de 5.000 pés quadrados que cultiva alface e manjericão. A Vertical Harvest Hydroponics projeta sistemas que podem ser cultivados dentro de contêineres e distribuídos em todo o estado, incluindo áreas de difícil acesso. Ambas as empresas estão localizadas em Anchorage. E em Kyoto, no Japão, uma “fábrica de vegetais” é gerida por robôs e cultiva 30.000 cabeças de alface por dia. A empresa, Spread, diz que recicla 98% de sua água e, porque a fábrica está selada, não precisa depender de pesticidas ou produtos químicos. O que diferencia a Bowery um pouco - pelo menos por enquanto - é que ela foi além do simples monitoramento do suprimento de água e da temperatura com sua capacidade de ajustar coisas como gosto, textura e até mesmo defeitos nos produtos. Com os EUA, sozinhos, jogando cerca de 50% dos produtos cultivados anualmente, um sistema proprietário como o da Bowery poderia estar seriamente liderando o caminho em termos do impacto da agricultura interna na agricultura em geral.

38 visualizações0 comentário
bottom of page